Hong Bao 紅包 O envelope vermelho

Dani Hu 琥 少 修

“A tradição do envelope vermelho”

Dentre as inúmeras tradições que envolvem a arte chinesa do Kung fu, a oferta do Hongbao é, certamente, a mais significativa na relação entre o mestre e o discípulo. A palavra Hongbao tem o significado de “envelope vermelho”, e a sua tradição vem de uma antiga lenda, na qual, uma Deusa, ao final da sua peregrinação pela Terra, entendendo não ter como dimensionar toda a sua gratidão pelo que vivenciou e aprendeu, colocou o próprio coração dentro de um envelope vermelho, e o ofertou ao seu mestre, o Deus maior.

Na tradição chinesa, o Hongbao é ofertado em diversas ocasiões, tais como casamentos, no ano novo, em inaugurações, e por gratidão. No Kung Fu ele é ofertado para consolidar o vínculo do Xin Fá (心法= forma do coração), que seria, a relação tradicional entre o discípulo e seu mestre.

Equivocadamente, alguns praticantes compreendem o Hongbao como uma forma de pagamento de mensalidade ou como um gesto de gentileza. Na verdade, o Hongbao não tem nenhuma relação com a mensalidade de uma escola, sendo a mesma, paga separadamente por todos os alunos, e visa a manutenção do espaço e remuneração de quem ali ensina.

Hongbao é uma forma respeitosa de gratidão, e está longe de ser uma gentileza, e sim, uma obrigação de quem busca ou quer manter algum vínculo tradicional com um mestre e a sua arte. Nele, virá escrito o nome de quem o ofertou, bem como, votos e desejos, estes escritos em dourado, cor tradicionalmente ligada à nobreza, enquanto que, o vermelho do envelope se refere à sorte e a prosperidade.

Quanto ao valor a ser ofertado, cabe o bom senso. Quanto vale o que o seu Mestre tem para ensinar?  Tradicionalmente, são levados em conta o contexto, a sua posição, e a consideração. Valores com números finalizados em três, quatro e cinco, devem ser evitados, enquanto os que finalizam em oito são bem vindos.

Em outros tempos, por entender estar vivendo numa cultura diferente, confesso que era bem maleável na interpretação dessa tradição, e achava que, existiam outras maneiras de um aluno demonstrar sua gratidão e respeito. Hoje, percebo o equívoco, e entendo que, o vínculo para existir tem que ser mantido, e mesmo podendo existir outras maneiras, é essa a tradicional, portanto, a correta para ser mantida.

Uma vez, discutindo sobre esse assunto com um líder de uma outra família tradicional de Kung fu, indaguei sobre a real compreensão dos alunos em relação a esse costume. Ele me respondeu assim:

“Alguns compreenderão, outros não… Você vai perceber muito mais aqueles que não, porque, geralmente, são aqueles que se acham no direito de escolher o que você vai ensinar para eles… Esses não me interessam, e a você?…”

Não, não me interessam!

Dani Hu 琥 少 修

Costumes e Tradições

l1003629

 

 

       

About The Author

Para praticar o Kung Fu seja firme em sua meta, mantenha-se forte e saudável, e defenda seu país. Seja correto em sua conduta, pratique humildade e cautela, treine o corpo e a mente; Seja firme em sua força de vontade, faça o bem e evite o mal. Há 20 anos ensino Kung Fu, Budismo e Cultura Chinesa aos brasileiros. Junte-se a mim nesta jornada!

Shaolin Temple

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>Shaolin</span> Temple
</span>
</span>

Templo Lohan

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>Templo</span> Lohan
</span>
</span>

O Blog do Shifu

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>O</span> Blog do Shifu 
</span>
</span>

Shaolin Cha´n

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>Shaolin</span> Cha´n
</span>
</span>

Contate-nos

 

Praça da Liberdade, nº 262 – 1ºandar, Liberdade, São Paulo
Telefone: (+55 11) 3271-5748
Mobile:(+55 11) 9.9378.5173
E-mail: institutolohan@outlook.com
Website: www.institutolohan.com.br

Postagens

 
dezembro 2016
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Flickr Widget

 
Flickr Badges Widget

Como começar?

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>Como</span> começar?
</span>
</span>

Marque uma aula hoje mesmo no Instituto Lohan. Basta agendar aqui. Entenda como começar no Kung Fu!