Shaolin Kung Fu I História I  Fundamentos I Mestres I Bodhidharma I Budismo I Qigong

Shaolin Kung Fu é ensinado e praticado principalmente por instruções verbais, físicas e exercícios diligentes, usando a fórmula de memória como auxílio. Para alcançar um nível mais elevado em Kung fu é quase inteiramente dependente da instrução de um mestre verdadeiro.

Além disso, as práticas cotidianas do Chan (zen) podem manter a melhora progressiva nas habilidades Kung fu. A meditação Zen desenvolve a sabedoria e abre o terceiro olho ou prajna, aperfeiçoando as praticas marciais, possibilitando o estudante a enxergar o invisível e sentir o intocável. A escola Chan  centra-se na prática da vida real, de modo a atingir a meta do Budismo nas atividades simples. Como parte do cotidiano dos monges Shaolin, o  Kung Fu foi incorporado o processo de praticar Chan. Na verdade o Shaolin tradicional é apenas um braço do Budismo Cha´n chinês. De maneira geral, são nove os estágios de compreensão do Shaolin Kung Fu:

 

  1. Familiarizar-se com o Templo Shaolin e o Kung Fu;
  2. Admirar o espírito e os ideais do Shaolin Kung Fu;
  3. Criar determinação, e definir o objetivo de estudar Shaolin Kung Fu;
  4. Ter obsessão com Kung Fu e ter a certeza de que o objetivo sera alcançado;
  5. Determinação em desenvolver prática diligente;
  6. Compreendendo todo o sistema do Kung Fu e seus conteúdos culturais;
  7. Transformar os conhecimentos de Kung Fu em crença Chan. Incorporando Kung Fu com o cultivo da prática Chan, nesta fase, o praticante irá integrar a aplicação do Kung Fu transformando-o em um portal do Dharma para a escola Cha´n;
  8. Focalizando desenvolvimento espiritual. O estudante nesse fase deixa de centralizar o Kung Fu como um fim, e baseado no Cha´n, o Kung Fu torna-se uma abordagem eficaz para cultivar o budismo;
  9. Ganhar um insight sobre a natureza humana e contemplando a essência do Budismo e do universo.

 

De acordo com as doutrinas Cha´n, a natureza de todos os fenômenos é a impermanência, e o lutador deve desenvolver um espírito de purificação e de desapego para eliminar as aflições e trazer a iluminação. Ao aplicar o Cha´n, o Kung Fu Shaolin atinge um nível tão elevado que nenhuma outra arte marciail chinesa pode corresponder, e possui uma característica única no caminho espiritual.

De acordo com as guias de Kung Fu proferidas no Templo Shaolin, Kung Fu Shaolin tem 708 séries de movimento, incluindo 552 séries de Punho (Quan) e técnicas de armas e uma série de outros 156 movimentos como 72 habilidades únicas, Qi Gong, agarramento, qin-na Suai Jiao, combate e Pontos vitais. O total dos movimentos existentes Kung Fu Shaolin são 545, incluindo 178 séries de punho, 193 séries de armas e 59 séries de combate, bem como 115 outras séries. Essas formas e habilidades formam um sistema de Kung Fu elaborado e organizado, em união com a cultura Shaolin.

Desenvolvimento curricular do poder e habilidades Shaolin

Shaolin não é simplesmente o estudo de técnica, mas de energia também. Fortalecimento do corpo humano externa e internamente para o desenvolvimento da mente são elementos cruciais para o estudo bem sucedido da Shaolin Kung Fu. Através da história muitos monges e mestres  mestres  leigos / seculares de artes marciais têm sido capazes de obter grandes habilidades sendo frequentemente  reverenciados como  super-homens.

Desde os primeiros dias de Batuo  e o desenvolvimento de Damo (Boddhidharma) que estão na lenda que se pensava ser  as habilidades de Yijinjing ( transformação clássica dos músculo tendão ) e Xisuijing ( lavagem clássica da medula óssea ) para a  fantástica consumação das72 habilidades  de Shaolin que foram representados pelo venerável monge Miaoxing.

Começando com os métodos básicos, tais como Tiebi (ponte braço de ferro ), paida ( condicionamento corporal), Tiejiao (pernas que varrem), evoluindo nos Tieniu mais refinada ( Artes da vaca de ferro), Jingshengong (Habilidades de leveza do corpo), Tieshazhang ( palma de ferro ) e o esotérico Jinganggong  ( habilidade da endurecimento de dourada ), Wuduzhang (5 palmas ) e Luohangong ( habilidades de Arahan ).

A prática de habilidades também enfoca os aspectos da meditação e do qigong (desenvolvimento interno de energia), em conjugação com as habilidades de força externa. O uso de medicamentos tradicionais chineses específicos para a habilidade e a fase do método que está sendo desenvolvimento ajuda a garantir um resultado seguro e certo.

Além disso, a prática de métodos de combate diversos, tais como Luohan Sanda (combate livre), Lashou (Hands principal), tuishou ( mão que empurram ), Chinna (agarramento/ finalização ) e mais auxílios para o desenvolvimento eficaz das habilidades de combate.

O estudo das artes marciais de Shaolin são somados como Chan (Desenvolvimento Interno e Meditação), Gong (habilidade e poder), Yi (práticas medicinais) e Quan (as técnicas e métodos de combate).
Em Shaolin  também  é dito que Chan (Zen) e Wu (Artes Marciais) são um só, portanto, o início começa , sem nada ( figurativamente falando), prossegue para Yi (intenção) e acaba em nada de novo.

Embora isto seja mais metafórico do que real, em termos simples de  prática isso  refere-se aos elementos críticos de sucesso que estão a ser abertos à aprendizagem, ter a vontade e determinação para garantir a prática de habilidades e  então,  fazer as habilidades tornarem-se você.

 

About The Author

Shifu Luis Mello

Para praticar o Kung Fu seja firme em sua meta, mantenha-se forte e saudável, e defenda seu país. Seja correto em sua conduta, pratique humildade e cautela, treine o corpo e a mente; Seja firme em sua força de vontade, faça o bem e evite o mal. Há 20 anos ensino Kung Fu, Budismo e Cultura Chinesa aos brasileiros. Junte-se a mim nesta jornada!

Shaolin Temple

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>Shaolin</span> Temple
</span>
</span>

Templo Lohan

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>Templo</span> Lohan
</span>
</span>

O Blog do Shifu

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>O</span> Blog do Shifu 
</span>
</span>

Shaolin Cha´n

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>Shaolin</span> Cha´n
</span>
</span>

Contate-nos

 

Praça da Liberdade, nº 262 – 1ºandar, Liberdade, São Paulo
Telefone: (+55 11) 3271-5748
Mobile:(+55 11) 9.9378.5173
E-mail: institutolohan@outlook.com
Website: www.institutolohan.com.br

Postagens

 
novembro 2017
S T Q Q S S D
« abr    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Flickr Widget

 
Flickr Badges Widget

Como começar?

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>Como</span> começar?
</span>
</span>

Marque uma aula hoje mesmo no Instituto Lohan. Basta agendar aqui. Entenda como começar no Kung Fu!