Um dos estilos mais antigos de Wushu é o ancestral Suai Jiao (varrer com as pernas), espécie de Judô chinês. Nascido na era de ouro da China (2.700 a.C.), era a técnica usada pelo Imperador Huang Di para preparar seus soldados para a batalha.  Suai Jiao ou Shuai jiao (chinês: 摔跤 ou 摔角; Pinyin: shuāijiāo; Wade-Giles: shuai-chiao), é um estilo de wrestling tradicional antigo originado na China há mais de quatro mil anos.

Apresentando técnicas de projeções e quedas seguidos de golpes traumáticos, é um dos sistemas do wushu. O termo também é empregado na China para designar práticas modernas de wrestling.

O Chin-na caracteriza-se por torções, quebramentos e pontos de pressão para dominar o adversário. Foi criado no Templo Shaolin para garantir a defesa dos monges sem que eles precisassem matar seus atacantes, pois no Budismo os monges faziam o voto de não matar nenhuma espécie de ser vivo.

Acredita-se que o shuai jiao tenha sido criado pelo lendário Jakus-Shu, também conhecido como o “imperador amarelo”, e chegou na China através da Mongólia há mais de quatro mil anos. Surgiu do jiao di (Wade-Giles: chiao ti) antiga luta onde os guerreiros combatiam corpo-a-corpo em lutas de agarramento e quedas. Por tradição os guerreiros usavam um elmo com afiados chifres que eram arremetidos contra o oponente. Muitas vezes as lutas causavam a morte de seus contendores.

Como todos os sistemas de luta chinesa, era originariamente uma luta bastante popular e seus combates não tinham regras específicas, levando eventualmente os combatentes à morte. A partir do final do século XIX foram introduzidas regras para competição esportiva. Atualmente tornou-se um desporto de competição na China e um dos mais praticados.

O Suai Jiao Moderno (competindo para arremessar) é o combate cru, prático e efetivo que usa métodos de agarramento no campo de batalha. Seu método de treinamento usa socos, chutes e quebramento das juntas junto ao contexto de arremessar. Sua parte filosófica usa o mesmo princípio do Taichi Yin e Yang, a lei cósmica tradicional da China.

Com as constantes invasões dos bárbaros mongóis os militares desenvolveram um sistema de Wushu que permitisse ao lutador combater caso ele caísse ao solo ou ficasse desarmado numa batalha. O Lung Hua Quan foi criado para que os soldados chineses pudessem lutar no solo com suas pesadas armaduras. Tal estilo consiste em técnicas de defesa projetando o adversário ao solo e finalizando com chaves.

About The Author

Shifu Luis Mello

Há 20 anos ensino Kung Fu, Budismo e Cultura Chinesa aos brasileiros. Junte-se a mim nesta jornada!

O Blog do Shifu

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>O</span> Blog do Shifu 
</span>
</span>

Shaolin Cha´n

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>Shaolin</span> Cha´n
</span>
</span>

Shaolin Temple

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>Shaolin</span> Temple
</span>
</span>

Templo Lohan

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>Templo</span> Lohan
</span>
</span>

Instituto Lohan

 

Praça da Liberdade, nº 262 – 1ºandar, Liberdade, São Paulo
Telefone: (+55 11) 9.9378.5173
E-mail: institutolohan@outlook.com
Website: www.institutolohan.com.br
https://goo.gl/maps/4WHFtvDMgP42

 

Templo Lohan

 

Rua Conselheiro Furtado, nº445 – Liberdade, São Paulo
Mobile: (11) 9.9378.5173
E-mail: templolohan@gmail.com
Website: www.templolohan.com
https://goo.gl/maps/r88aFj7WjLz

Flickr Widget

 
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
Flickr Badges Widget