Carregando Eventos
08 fev

O feriado do Ano Novo Chinês chega ao seu clímax com o Yuan Xiao (元宵节 – Yuán xiāo jié), ou Festival das Lanternas.

Começou há mais de 2000 anos, o festival desenvolveu muitos significados. Celebra as reuniões familiares e a sociedade. Possui antigas tradições espirituais. Alguns também chamam isso de “verdadeiro” dia dos namorados chinês.

As muitas atividades incluem contemplação da lua, iluminação de lanternas, enigmas, danças de leões e comer bolinhos de arroz. De acordo com o calendário lunar, o festival acontece em 15 de janeiro.

O Festival da Primavera é um tempo reservado para as famílias. Há o jantar de reunião na véspera de Ano Novo, visitas (拜年 —bài nián) aos sogros no 2º dia e vizinhos depois disso. Lojas reabrem no dia 5 e a sociedade basicamente volta ao normal.

Celebração do festival de lanterna do ano novo chinês
Em 2008, o Festival das Lanternas foi listado como um elemento do patrimônio cultural intangível.
Mas no dia 15, todos – independentemente de idade ou sexo – saem às ruas para comemorar. Embora o Festival das Lanternas simbolize reuniões (mais sobre isso depois), é também um momento de socialização e liberdade.

Na China antiga, as mulheres geralmente não podiam sair da casa. Mas nesta noite, eles podem passear livremente, acendendo lanternas, jogando e interagindo com os homens. As histórias românticas e selvagens são o motivo pelo qual alguns dizem que o Festival das Lanternas é o verdadeiro Dia dos Namorados chinês, em vez de Qixi (七夕).

Em um lado mais sério, o Festival das Lanternas também tem aspectos religiosos. Era importante no antigo paganismo chinês e também no budismo moderno e nas culturas de minorias étnicas.

Origens e Histórias
O consenso geral é que o festival começou há mais de 2000 anos na dinastia Han Ocidental.

O Imperador Wu (汉 武帝 -hàn wǔ dì) designou este dia para rituais de adoração para Taiyi (t 一 神 – tài yī shén), um dos soberanos do universo.

O intenso jogo de poder e inquietação veio depois do seu reinado. O novo imperador foi o Imperador Wen (汉 文帝 – hàn wén dì). Para celebrar o retorno da paz, ele fez do 15º feriado nacional. Todas as casas acendiam velas e lanternas. Ficou conhecido como 闹 元宵 (nào yuán xiāo). “Nao” pode ser interpretado como diversão ou enlouquecer de excitação.

O imperador Ming do posterior Han oriental era um budista devoto. Ele ouviu que no dia 15, monges acendiam velas para o Buda. Ele ordenou que o palácio e os templos acendessem velas e que os cidadãos pendurassem lanternas.

Ambos os eventos combinaram e eventualmente se desenvolveram no Festival das Lanternas que conhecemos hoje.

Celebração do Festival das Lanternas
A duração das celebrações variou ao longo da história. Hoje em dia, o festival tecnicamente não é um feriado nacional, então não há dias de folga. O melhor período para os amantes do Festival das Lanternas seria a dinastia Ming. Durou cerca de 1 mês!

Há alguns feriados que coincidem com o Festival das Lanternas e agora são celebrados juntos.

Festival da Tocha (火把节 —huǒ bǎ jié)
O Festival da Tocha começou nos tempos antigos para afugentar insetos e pragas e rezar por uma boa colheita.

As crianças recolhem lenha e galhos de árvores. Adultos, em seguida, acendê-los. Segurando essas tochas, comunidades inteiras dançam em campos do anoitecer ao amanhecer. Mesmo agora, ainda é comemorado em algumas partes do sudoeste da China.

Iluminando as lanternas

Lanternas são a parte mais notável do festival. Que você provavelmente pode dizer pelo nome.

Nos primeiros dias, o Festival das Lanternas também era chamado Shang Yuan (上元). Foi dedicado ao palácio celestial (天宫-tiān gōng). As pessoas se reuniam em seus quintais e davam oferendas aos deuses. A lanterna acesa perto da instalação representava um assento de deus.

Ao longo da história, inúmeras variações de lanternas foram criadas. Eles podem ser globos pequenos que se encaixam na palma da mão ou tão grandes quanto um flutuador de desfile. As pessoas fazem lanternas em desenhos simbólicos também.

Lanternas flutuantes coloridas do ano novo chinês
Quando você visita uma festa, você pode ver peixes gigantes, lótus ou dragões.
Uma variação famosa é a lanterna Kongming (孔明灯 – kǒng míng dēng). Eles representam esperança, sucesso e felicidade. No passado, as pessoas usavam essas lanternas para indicar que estavam a salvo após um ataque. Agora, elas são usadas para desejos.

Também conhecida como a lanterna do céu (天 灯 -tiān dēng), soa semelhante a 添丁 (tiān ding), que significa “adicionar crianças”. Lanternas seriam oferecidas a recém-casados ​​ou casais sem filhos para passar as bênçãos. As mulheres grávidas receberiam um par de pequenas lanternas para desejar saúde e segurança à mãe e ao filho.

Algumas regiões também queimam lanternas para determinar o gênero de seu futuro filho a partir da forma das cinzas.

Detalhes

Data:
8 08America/Sao_Paulo fevereiro 08America/Sao_Paulo 2020
Hora:
18:00 - 21:00
Preço:
R$15.00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , ,
Website:
www.templolohan.com

Organizador

Shifu Luis Mello
Telefone:
11 - 9 93785173
E-mail:
institutolohan@outlook.com
Website:
www.luismello.com.br

Local

Templo Lohan
Rua Conselheiro Furtado, nº 445, Liberdade
São Paulo, SP 01511-000 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(11) 993785173
Website:
www.templolohan.com/

About The Author

Shifu Luis Mello

Eu ensino a trabalhar, lutar e comer. Podemos rir e chorar juntos. Eu não serei seu guia espiritual! Há 20 anos ensino Kung Fu, Budismo e Cultura Chinesa aos brasileiros. Junte-se a mim nesta jornada!

O Blog do Shifu

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>O</span> Blog do Shifu 
</span>
</span>

Shaolin Cha´n

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>Shaolin</span> Cha´n
</span>
</span>

Shaolin Temple

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>Shaolin</span> Temple
</span>
</span>

Templo Lohan

 
<span class='title def_style'>
<span class='title-text'>
<span class='firstword'>Templo</span> Lohan
</span>
</span>

Templo Lohan

 

Rua Conselheiro Furtado, nº445 – Liberdade, São Paulo
Mobile: (11) 9.9378.5173

https://goo.gl/maps/r88aFj7WjLz

WhatsApp Lohan

 

Flickr Widget

 
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
Flickr Badges Widget

APP Google Play